A combinação de vinhos e chocolate pode, à primeira vista, não ser tão óbvia, pois quando falamos em harmonização associamos, de uma forma geral, a pratos salgados. Mas a verdade é que o vinho também combina muito bem com doces, como os chocolates.
Ambos oferecem um sabor intenso e completo que podem ser apreciados individualmente mas, quando combinados, proporcionam uma experiência sensorial única e agradável.
Embora não existam regras rígidas, a regra básica é equilibrar os sabores e as intensidades, sendo que o vinho deve ser, sempre, equivalente ou ligeiramente mais doce do que chocolate.
Ainda assim, a chave para uma harmonização bem sucedida é escolher os vinhos certos para cada tipo de chocolate. Vejamos:
Chocolate de leite
Além de ser um dos chocolates mais consumidos, é o chocolate mais fácil de harmonizar, por ser mais doce e gorduroso. Neste caso, um vinho tinto mais leve, frutado e com baixo teor alcoólico é o paring perfeito. Um Moscatel de Setúbal é, também, indicado para este tipo de harmonização.
Vinhos recomendados
Chocolate branco
É, provavelmente dos três, a combinação mais difícil já que é o mais doce. Produzido com manteiga de cacau, açúcar e leite, o chocolate branco (que tecnicamente não é considerado chocolate), poderá ser acompanhado com vinhos brancos com alta acidez ou espumantes para equilibrar os sabores.
Chocolate negro
Ao contrário do branco, e devido à maior percentagem de cacau, o chocolate negro é, dos três, o menos doce. Por ter um sabor mais amargo e intenso deve ser combinado com um vinho encorpado e igualmente marcante para compensar a intensidade do chocolate negro.
Vinhos recomendados
Apreciados um pouco por todo o mundo, tanto o chocolate como o vinho surpreendem pela riqueza e complexidade de sabores que podem oferecer e que, certamente, vão conquistar o seu paladar.
Faça as suas experiências e descubra as suas próprias preferências.