O vinho branco é o mais versátil que existe. Tanto pode ser apreciado num momento especial como num simples almoço com os amigos ou a família. Por ser mais leve e fresco que o vinho tinto é, por norma, o vinho mais escolhido no Verão.
Mas a variedade de vinhos brancos é vasta (e de qualidade), o que faz com que muitas pessoas não saibam, por vezes, as características que os diferenciam e, consequentemente, qual escolher. Se é esse o seu caso e está à procura de novos rótulos, este artigo é para si.
O que devo saber sobre o vinho branco
O vinho branco é produzido a partir de uvas brancas. Algumas das castas utilizadas neste tipo de vinho são: Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires, Moscatel e Viognier. São, de uma forma geral, castas com boa acidez, extremamente aromáticas e, por vezes, florais. Quanto à sua cor, esta pode variar entre o palha claro com laivos esverdeados e o amarelo dourado.
Quais os tipos de vinho branco que existem
Existem diversos tipos de vinho branco. Tudo depende da casta, do clima, do solo, da idade e do método que é utilizado na sua produção. Assim, e tendo em conta o seu período de estágio, poderemos ter um vinho branco jovem ou envelhecido.
É comum algumas pessoas pensarem que quanto mais tempo o vinho estiver engarrafado, melhor será o vinho. E, embora, em parte, haja vinhos que precisem de mais tempo para amadurecer, também é possível termos uma boa experiência de degustação com vinhos brancos jovens. Mas qual a diferença entres eles?
Os vinhos brancos jovens são particularmente frutados e florais, com boa acidez e equilibrados.
Já os vinhos brancos envelhecidos, com um aroma mais intenso, devido ao envelhecimento, têm um sabor persistente na boca.
Existem, assim, vinhos brancos para todos os gostos. Podem ser secos e meio secos e serem degustados nas mais variadas ocasiões. Mas, a verdade é que a escolha do vinho branco dependerá do prato que o vai acompanhar.
Como harmonizar vinho branco
A boa notícia é que os vinhos brancos, quando comparados com os vinhos tintos, são mais fáceis de harmonizar. Comecemos pelas entradas.
Entradas
Para pratos mais leves como saladas, queijos e marisco, os vinhos brancos jovens mais leves e aromáticos são ideais para serem apreciados como aperitivo antes das refeições. Devem ser consumidos a uma temperatura entre os 8º e os 10 ºC.
Peixes e aves
Nos pratos de peixe opte por um vinho branco jovem suave, de aroma frutado e com notas cítricas. Já para os pratos mais intensos de peixes gordos, como o salmão ou o bacalhau, e carnes brancas como o frango ou coelho recomendamos um vinho branco encorpado, que deverá ser servido a uma temperatura que ronde os 12º a 14ºC.
Massas
Embora seja comum associar o consumo de vinhos brancos a aperitivos e peixes, também pode ser interessante acompanhar massas com um vinho branco bem fresco, que poderá ser um vinho jovem ou mais encorpado. Neste caso em específico, a escolha dependerá dos ingredientes principais do molho.
Sobremesas
Para terminar a refeição e para pratos doces nada melhor do que um vinho branco bem fresco e aromático.
Agora que já sabe quais os tipos de vinho branco que existem e os pratos com que harmonizar este tipo de vinho, só falta escolher. Para o ajudar deixamos algumas sugestões do nosso enólogo.
Vinho Branco Cadeado Península de Setúbal
O vinho Cadeado Península de Setúbal é uma excelente opção para quem procura um vinho branco de alta qualidade e com sabor único.
Produzido na Península de Setúbal, a partir das uvas brancas Fernão Pires, Antão Vaz e Arinto, este vinho tem um aroma intenso, floral e com notas de frutos citrinos e é muito versátil em termos de harmonização de alimentos.
É perfeito para acompanhar pratos de peixe branco, marisco, frango assado, fettuccine Alfredo, bem como queijos fortes, como o queijo de cabra.
Vinho Branco Cadeado Regional Alentejano
O Cadeado Regional Alentejano é um vinho branco português com personalidade. É produzido no Alentejo, a partir das uvas Viognier e Moscatel, o que lhe garante um sabor especial.
Tem uma textura suave, mas também leve e refrescante e um final longo que lembra limão e tangerina.
Acompanha bem com pratos de peixe, saladas, podendo ainda ser degustado como aperitivo.